Procura-se! Urtiga-vermelha
Alguém já viu essa planta por ai?
A Urtiga-vermelha (Laportea aestuans) é parente da Urtiga-europeia (Urtica dioica) mas adora viver no clima tropical brasileiro. Ela prefere ambientes sombreados e úmidos e facilmente se espalha com suas minúsculas sementes.
Alguns vão achar estranho saber que essa plantinha é comestível e extremamente nutritiva! Rica em Cálcio, Ferro e Vitamina K suas folhas podem substituir o espinafre em receitas, deixando uma cor verde intensa e, acreditem, um gosto que lembra muito o de peixe!
Para identificar essa urtiga devemos ter cuidado, porque ela pode causar queimaduras na pele. Para os medrosos a luva é recomendada, mas isso não é necessário, basta ter calma ao tocar que não tem problema. Os cabinhos das folhas e o caule são vermelhos e toda a superfície da planta tem pelinhos urticantes esbranquiçados. As veias das folhas são bem aparentes e a margem é serrada.
Para preparar a Urtiga-vermelha devemos sempre jogar as folhas jovens inteiras em água fervente por uns dois minutos, só depois seu uso é livre para pratos cozidos ou assados. O omelete com as folhas foi um sucesso, deixando ele com listras verdinhas quando cortado. Outra receita interessante é refogar as folhas depois do procedimento acima, e assim elas ficam com um gosto de peixe muito interessante.
É mais um exemplo do que nós chamamos de "mato" ou "daninha" mas que pode ser utilizado como alimento pelo homem! Conheça as Plantas Alimentícias Não-Convencionais na nossa página!